sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Rochas Metamórficas

Rocha que vai sofrer transformações que haja mudança de estado físico, mas com intervenção dos fluídos circulatórios e alterações de temperatura e pressão (de baixa para média)

Rochas Metamórficas Regional: as rochas vão orientar-se: diminuir de espessura, de modo a ocuparem o mínimo de espaço possível.

Rochas Metamórficas de Contacto: forma-se uma câmara magmática que funde os materiais que lá se encontram. O magma deixa de ter temperatura suficiente para fundir mais a rocha, mas ainda tem para a cozer. Dá-se o cozimento das rochas, no qual a pressão e a temperatura aumentam formando novas rochas, as rochas corneanas (ex.: granada).

Rocha Metamórfica de Impacto: um meteorito cai e forma uma cratera de impacto. A temperatura passa a média, pois o meteorito vinha a alta velocidade e passou uma atmosfera rica em oxigénio; e a pressão passa também a média por causa do impacto do meteorito (já temos as condições necessárias para formar uma rocha metamórfica). Dá-se o cozimento das rochas que se encontram perto da cratera de impacto, a qual fossiliza, ao contrário do meteorito que é reduzido a pó (pulveriza).



Sem comentários:

Enviar um comentário