É essencialmente a presença de atmosfera e água no estado líquido os fatores modeladores à superfície.
- Mercúrio: A presença da atmosfera está também relacionada com o tamanho do planeta (um planeta de pequenas dimensões tem menor gravidade e consequentemente menor capacidade de reter uma atmosfera). Não apresenta lago a sua superfície não se encontra modelado pela erosão.
- Vénus: Tem uma atmosfera densa que faz efeito de estufa, rica em dióxido de carbono, absorve os raios solares e não o liberta, por este motivo tem temperaturas mais elevadas que Mercúrio, embora se encontre mais afastado do Sol. A erosão é ineficaz devido à inexistência de água no estado líquido.
- Terra: Pela sua distância ideal ao Sol é o único planeta que reúne as condições para a existência de água no estado líquido, agente poderoso modelador da superfície. Pelo facto de ter água no estado líquido e uma atmosfera a erosão é muito eficiente, esculpindo o relevo e preenchendo depressões com os sedimentos resultantes da erosão. Ao contrário dos outros planetas em que as crateras de impacto estão bem marcadas, as da Terra são imediatamente meteorizadas, erodidas e não têm expressão.
- Marte: A atmosfera é rica em dióxido de carbono mas muito ténue mas com ventos muito fortes. A inexistência de água no estado líquido, torna a erosão pouco eficaz dos ventos.
Sem comentários:
Enviar um comentário