sábado, 29 de março de 2014

Biologia

A vida apareceu na Terra há cerca de 3500 milhões de anos, e desde então, os seres têm evoluído dos mais simples até aos mais complexos. Atualmente existe uma grande varidade de seres vivos na Biosfera. A esta grande variedade chamamos de Biodiversidade.

Todos os seres que habitam o planeta interagem, não só entre si, mas também com os fatores abióticos. A esta interação chamamos de Ecossistema: interação entre fatores abióticos e bióticos de um determinado local. Comunidade de espécies vegetais, animais e microorganismos de um habitat que, em conjunto com os elementos abióticos (meio fisico-químico) do ambiente, interagem como um sistema estável.

Fatores abióticos: luz, tipo de solo, temperatura, humanidade...

Os seres relacionam-se através da cadeia alimentar, pela alimentação. Numa cadeia alimentar cada ser tem de ocupar apenas 1 dos 3 papeis: consumidor, produtor e decompositor.


Espécie: seres com caraterísticas semelhantes que se reproduzem e deixam descendência fértil;

População: conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo local, na mesma época;

Comunidade biótica: conjunto de todos os seres vivos num mesmo local e na mesma época;

Bioma: conjuntos de ecossistemas do mesmo tipo, caraterizados pelas condições de clima e de solo, que determinam um tipo particular de vegetação e os tipos de animais e de outros seres vivos que nele desenvolvem;

Habitat: lugar especifico onde cada espécie pode ser encontrada. O habitat está adaptado a cada ser vivo;

Biótipo: conjunto de fatores abióticos existentes num determinado ecossistemas;

Nicho ecológico: função que cada ser tem dentro de um ecossistema.


O Homem dividiu os seres vivos em reinos. A classificação mais atual divide os seres vivos em 3 grupos que se desenvolvem em 6 reinos. A outra divisão, mais comum, é a de Whittaker, que divide os seres vivos em 5 reinos.


O essencial de cada reino:


Sem comentários:

Enviar um comentário