quarta-feira, 20 de maio de 2015

Rochas Detríticas

  1. A rocha foi METEORIZADA e os agentes erosivos (chuva, gelo, vento, temperatura, ação dos seres vivos... - EROSÃO) atuam nas rochas mobilizando os materiais desagregados;
  2. Estes materiais vão sofrer TRANSPORTE (ação da gravidade, ventos, águas da chuva, glaciares, ...)
  3. Assim que acaba o transporte os materiais (sedimentos) vão depositar -se, SEDIMENTAÇÃO, geralmente em grandes depressões existentes nos fundos dos mares (bacia de sedimentação).
  4. Se a erosão continuar a atuar irá continuar a existir transporte para a Bacia, os sedimentos devido à pressão exercida, começam a compactar, há cada vez menos espaço e água entre eles. Isto é a COMPACTAÇÃO.
  5. Os sedimentos ficam mais apertados e a água que os envolve "migra" para as camadas superiores, DESIDRATAÇÃO, restando alguma entre os grãos. Os sais dissolvidos na água que ficou entre os grãos precipitam , formando um CIMENTO natural que irá ligar os sedimentos uns aos outros, dá-se a CIMENTAÇÃO. A rocha passa de MÓVEL a COERENTE.

 As rochas detríticas podem então, ser móveis ou consolidadas (ou coerentes). As rochas coerentes resultam da compactação e da cimentação dos sedimentos das rochas móveis, sofreram diagénese (compactação, desidratação e cimentação).

Sem comentários:

Enviar um comentário